Olá queridas colegas
de profissão gostaria de compartilhar com vocês o conhecimento sobre um sistema
de gestão muito utilizado nas organizações e que agrega valores ao nosso
ofício. Com o avanço da tecnologia, surgiram vários sistemas que auxiliam o
desempenho e desenvolvimento das empresas. O CRM termo em inglês Customer
Relationship Management, mais conhecido como Gestão de Relacionamento com Cliente
é uma abordagem que coloca o cliente no centro dos processos do negócio, sendo
desenhado para perceber e antecipar as necessidades dos clientes atuais e
potenciais, de forma a procurar supri-las da melhor forma. Trata-se, sem
dúvida, de uma estratégia de negócio, em primeira linha, que posteriormente se
consubstancia em soluções tecnológicas. É assim um sistema integrado de gestão com foco no
cliente, constituído por um conjunto de procedimentos/processos organizados e
integrados em um modelo de gestão de negócios. O CRM é classificado em quatro
tipos:
- CRM Operacional: é a aplicação da tecnologia de informação
para melhorar a eficiência do relacionamento entre os clientes e a
empresa. Prevê a integração de todos os produtos de tecnologia para
proporcionar o melhor atendimento ao cliente.
- CRM Colaborativo: é a aplicação da tecnologia de informação
que permite a automação e a integração entre todos os pontos de contato do
cliente com a empresa. Estes pontos de contato devem estar preparados para
interagir com o cliente e disseminar as informações levantadas para os
sistemas do CRM operacional.
- CRM Analítico: componente do CRM que permite identificar e
acompanhar diferentes tipos de clientes dentro da carteira de uma empresa
e de posse destas informações, determinar qual a estratégia a seguir para
atender às diferentes necessidades dos clientes identificados. Normalmente
utiliza recursos de mineração de dados para localizar padrões de
diferenciação entre os clientes.
- CRM Social: é a forma de interagir com o cliente por
meio das mídias sociais, e ainda de enriquecer os dados e informações
sobre o cliente com base nas informações encontradas em seus perfis nas
redes sociais.
Agora que ja sabemos ocomo funciona o CRM, gostaria de saber de vocês se
a organização em que prestam serviço adota esse sistema?
Muito legal meninas, adorei!!! O CRM é o diferencial em uma empresa. Bjs. Mônica
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