quinta-feira, 21 de novembro de 2013

CRM, um sistema focado no cliente.

Olá queridas colegas de profissão gostaria de compartilhar com vocês o conhecimento sobre um sistema de gestão muito utilizado nas organizações e que agrega valores ao nosso ofício. Com o avanço da tecnologia, surgiram vários sistemas que auxiliam o desempenho e desenvolvimento das empresas. O CRM termo em inglês Customer Relationship Management, mais conhecido como Gestão de Relacionamento com Cliente é uma abordagem que coloca o cliente no centro dos processos do negócio, sendo desenhado para perceber e antecipar as necessidades dos clientes atuais e potenciais, de forma a procurar supri-las da melhor forma. Trata-se, sem dúvida, de uma estratégia de negócio, em primeira linha, que posteriormente se consubstancia em soluções tecnológicas. É assim um sistema integrado de gestão com foco no cliente, constituído por um conjunto de procedimentos/processos organizados e integrados em um modelo de gestão de negócios. O CRM é classificado em quatro tipos:
  • CRM Operacional: é a aplicação da tecnologia de informação para melhorar a eficiência do relacionamento entre os clientes e a empresa. Prevê a integração de todos os produtos de tecnologia para proporcionar o melhor atendimento ao cliente.
  • CRM Colaborativo: é a aplicação da tecnologia de informação que permite a automação e a integração entre todos os pontos de contato do cliente com a empresa. Estes pontos de contato devem estar preparados para interagir com o cliente e disseminar as informações levantadas para os sistemas do CRM operacional.
  • CRM Analítico: componente do CRM que permite identificar e acompanhar diferentes tipos de clientes dentro da carteira de uma empresa e de posse destas informações, determinar qual a estratégia a seguir para atender às diferentes necessidades dos clientes identificados. Normalmente utiliza recursos de mineração de dados para localizar padrões de diferenciação entre os clientes.
  • CRM Social: é a forma de interagir com o cliente por meio das mídias sociais, e ainda de enriquecer os dados e informações sobre o cliente com base nas informações encontradas em seus perfis nas redes sociais.
Agora que ja sabemos ocomo funciona o CRM, gostaria de saber de vocês se a organização em que prestam serviço adota esse sistema?



Um comentário:

  1. Muito legal meninas, adorei!!! O CRM é o diferencial em uma empresa. Bjs. Mônica

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